RIVIERA MAYA

A Riviera Maya é um corredor turístico de 120 Km, localizado na costaRiviera-Maya-Mapa Norte-Leste da Península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, Mexico. Mais conhecida pelas Caraíbas Mexicanas.

A Riviera Maya é famosa pelos grandes  resorts all-inclusive e pequenos hotéis boutique, bem como  muitos restaurantes requintados perto das praias. Agências  de viagens de luxo têm sido fundamentais para o aumento de aluguer de villas de luxo  na área, porém estes representam apenas uma pequena fração do alojamento turístico total disponível.

A grande atração da Riviera Maya são as praias  fazendo parte do Sistema Mesoamericano da Barreira de Corais que está  inserido na segunda barreira de Corais maior do Mundo.  Começa perto de Cancun e continua ao longo de todo o comprimento da Riviera Maya até á Venezuela.

As actividades mais populares  incluem;  mergulho, snorkeling, jet ski, nadar em cenotes, nadar com golfinhos, zip lines, passeios na selva , vela e Kitesurf. A arqueologia é também uma grande atração turística na área, incluindo as  populares zonas arqueológicas operadas pelo Instituto Nacional de Arqueologia y História, como Tulum, na costa, e Chichen Itza e Coba localizada a alguma distância para o interior. Os auto-nomeados ecoparks  de Xcaret e Xel-Ha também incluem algumas pequenas ruínas arqueológicas como parte das suas atrações, mas estes parques aquáticos  tematicos que são operados  por  empresas privadas atraem as  multidões  devido à diversidade e variedade de actividades que oferecem, tais como nadar com golfinhos em cativeiro.

História

A região conhecida como a Riviera Maya foi um importante centro comercial e religioso para os antigos Maias durante o período pós-clássico (1000-1550 DC). Tulum, uma fortaleza Maia com vista para o mar das Caraíbas, é o local mais impressionante desta época, mas havia outras cidades importantes, como Xaman-Ha (hoje Playa del Carmen), Xcaret (conhecido pelos Maias como o porto de Pólo) e Xel-Ha, que foi o primeiro assentamento europeu na península. Mais para o interior fica Coba, uma cidade que tinha 50.000 habitantes durante o Período Clássico (300-1000 DC).

A ilha de Cozumel, com 45 km de comprimento e 16 km de largura, fica em frente de Playa del Carmen. Durante o período pós-clássico, era um lugar de peregrinação Maia, para prestar homenagem a Ixchel, a deusa da fertilidade. Há muitos sítios arqueológicos ao longo da costa; vestígios dos muitos postos que foram criados para acomodar os peregrinos.

A Riviera Maia era uma movimentada rota de comércio, quando os espanhóis chegaram no século XVI (16), apesar  das grandes Cidades, (Chichen Itza e Uxmal, no estado de Yucatán, e Coba, em Quintana Roo), já terem sido abandonado por razões desconhecidas. Durante os próximos 300 anos, sob domínio colonial espanhol, e falta de estradas adequadas não houve qualquer crescimento demográfico significativo na região, que sofreu um longo período de abandono.

k1185

Leave a Reply